O QUE VOCÊ SABE SOBRE CROISSANT?

DOMNATO_BLOG_Foto_Croissant

Com massa fina e, ao mesmo tempo, crocante e amanteigada, o croissant é um salgado com massa semi folhada que cultiva muitos fãs ao redor do mundo. Seu nome vem do francês “croissant”, que significa “lua crescente”, fazendo referência ao próprio formato da delícia. Sabia que apesar de ser muito relacionado com a França, não é desse país que vem a origem do salgado? Conheça a história do croissant.

DE KIPFEL A KIPFERL

Antes de ficar famoso no país da Torre Eiffel, o croissant já foi por muito tempo uma especialidade da cidade de Viena, na Áustria. Mas, no século 18, a princesa Marie-Antoinette levou a delícia consigo para a França e foi então que a paixão se espalhou.
Em Viena, o salgado era conhecido como Kipfel, um simples pãozinho fermentado. Com aperfeiçoamento francês, tornou-se Kipferl, feito com massa de alta qualidade. A nomenclatura mudou porque, no dialeto vienense, a adição da letra “r” no final de certas palavras eleva o seu status.

LENDA DA LUA CRESCENTE

Existe outra versão que explica como surgiu o croissant: uma lenda que liga o salgado com o símbolo da “lua crescente” na bandeira da Turquia. De acordo com essa história, a iguaria teria sido inventada por volta de 1683 em Viena, Áustria. Na época, o Império Turco-Otomano tentava aumentar as propriedades na Europa. Ao falhar em tentar invadir Viena, o exército teria decidido escavar um túnel até ao centro da cidade durante noites. Mas eles não teriam contado com os padeiros de Viena, que ficavam acordados até o amanhecer para produzir os pães para a cidade. Dizem que quando os turcos tentaram invadir, os padeiros impediram, ativando o alarme municipal. Os grandes heróis de Viena não teriam pedido recompensa pelo feito, mas, sim, criado uma receita especial que comemorasse a vitória sobre o inimigo. Foi então que teriam surgidos os pãezinhos folhados em forma de meia-lua, símbolo representado na bandeira turca.

O CROISSANT HOJE

Uns o consideram um tipo de pão e outros o consideram um salgado semi-folhado, mas, independente da classificação, uma coisa é certa: o croissant é uma delícia de dar água na boca. Sua massa é semi-folhada e menos gordurosa que outras iguarias similares, como um pastel folhado. Ele é feito de fermento biológico e possui dobras, que são as responsáveis pela separação da massa e das camadas de gordura e dão a sensação de “folhagem” do croissant.
Para saber se o croissant é de excelente qualidade, o primeiro passo é conferir se tem o formato de lua crescente. Em seguida, observar sua consistência: precisa ter uma crosta crocante e cor dourada. As pontas devem estar descoladas do meio e o miolo recheado no ponto certo.
Atualmente, são muitos os sabores disponíveis, mas os mais pedidos são o de frango, queijo, queijo com presunto e carne. Em alguns locais especializados na delícia, há ainda opções doces, como chocolate e até mesmo goiabada.

E aí, ficou com vontade de experimentar? É só passar na Dom Nato e escolher o seu. Você pode também encomendar croissant para montar uma grande festa ou alegrar todo mundo na firma. Faça como os vienenses e aproveite cada mordida!

DOMNATO_BLOG_CTA_Croissant

Deixe uma resposta