Quais os destinos mais procurados do Pará?

DOMNATO_BLOG_Foto_Destinos

Quem disse que os melhores destinos para passar o verão estão em outros estados do Brasil ou em países do exterior? No Pará, existem várias opções de lugares para visitar, se divertir, tomar banho de sol e recuperar as energias para o segundo semestre. A DomNato separou algumas das mais pedidas. Confira!

MOSQUEIRO

A 74,6 km de Belém, a ilha de Mosqueiro é um distrito pertencente à capital e, por conta dessa proximidade, já recebe uma boa quantidade de pessoas todos os finais de semanas, mas é nas férias de julho e nas comemorações do ano novo que a ilha se enche de turistas. Não é à toa: são 16 praias de rio, com destaque para Chapéu Virado, Farol, Murubira e Paraíso, que possuem estruturas excelentes tanto para quem quer passar o dia quanto para quem pretende fazer estadia. Uma das peculiaridades de Mosqueiro é que a praia de água doce conta com ondas, característica que ressalta essa ilha das demais. Na vila, onde vive a comunidade, o veraneio pode desfrutar de outras atrações, como passear na praça e experimentar a especiaria imperdível do local: a tapioquinha de mosqueiro.

SALINAS

Salinópolis, conhecida como Salinas, é o centro das atenções dos belenenses. A 222 km da capital, é comum o trânsito ficar congestionado na estrada devido à alta quantidade de pessoas que escolhem o município como destino para as férias de julho. As belas praias de Salinas são banhadas pelo oceano Atlântico. Os turistas costumam se hospedar por toda a extensão da cidade, desde o início do município até a beira das praias.
A de maior movimento, de longe, é Atalaia. Assim como as demais de Salinas, essa praia tem areia branca e água salgada. Seu maior diferencial é o fato de permitir que carros entrem e fiquem na própria orla. A coletânia de diversos tipos de sons tocando nos automóveis também já se tornou tradição. Em Atalaia, há ainda as opções de passeios de minicarros, ultraleves e charretes. Além disso, a infraestrutura de bares e restaurantes é muito bem estabelecida. A praia é conhecida por ondas fortes e, portanto, é preciso tomar cuidado. Para o fim da tarde, a dica é fazer um passeio na orla da praia do Maçarico, onde se pode desfrutar de uma brisa fresca e opções de lanches.

ALGODOAL

Para ir de Belém à ilha de Algodoal é uma boa jornada. Primeiro são 165 km de estrada até chegar ao município de Marudá. Lá, é preciso fazer uma travessia de cerca de 40 minutos de barco, cujo embarque é feito no porto da cidade. A ilha faz parte do arquipélago chamado Maiandeua e é uma área de proteção ambiental. Por isso, ao pisar em Algodoal, não estranhe: não é permitido o trânsito de carros. Na vila, os moradores costumam andar de bicicleta, mas, em muitas áreas ao redor, inclusive nos caminhos para as praias, o terreno é composto apenas de terra fofa. Desse modo, só é possível atravessar a pé ou de carroça. Apesar da estrutura rústica, Algodoal é dona de uma das praias consideradas mais lindas do Brasil pelos guias turísticos: a praia da Princesa. Nela, as opções de bar e restaurante são várias, diferente de outras áreas da ilha. A areia é branca, a água bastante salgada e a praia é muito ventilada. No início da manhã, é possível observar gaviões voando baixo. Ao fim do dia, podem aparecer botos na área da costa do mar em que não se costuma ter banho.

BRAGANÇA

Com 403 anos de fundação, Bragança é uma das cidades mais antigas do Pará, localizada a cerca de 210 km de Belém. É um município com forte teor histórico, grande presença religiosa e muita cultura. Um ponto turístico de destaque é o centro histórico, onde o turista pode conhecer igrejas antigas e também um pouco da memória da cidade. Porém, no calor de julho, são as praias que preenchem a maior parte do passeio. Ajuruteua é a mais famosa, com águas calmas e limpas e boa infraestrutura de restaurante e bar. A praia do Boiçucanga possui areia clara, fina, mangues e tem como atração um farol. Já a Praia do Pilão é de águas claras e areia branca e fina, possui dunas e tem acesso por meio de barcos. A praia Chavascal, por sua vez, é caracterizada por ondas fortes e águas claras no verão. No centro urbano, existem muitas opções de bons restaurantes de comidas típicas ou tradicionais à base de peixes, mariscos e frutos do mar.

MARABÁ

Marabá fica longe de Belém, mas, mesmo assim, recebe muitos visitantes da capital. São 552,8 km de distância que valem a pena pela riqueza de cultura e beleza da cidade. Como pontos turísticos, destacam-se a Igreja de São Félix de Valois, datada de 1920, a Praça São Félix de Valois e o Palacete Augusto Dias, hoje transformado em museu. Para quem quer cair na água, recomenda-se a praia do Tucunaré, de aproximadamente 5 km de extensão, situada no rio Tocantins. A areia é fina e de seixo e a praia ainda oferece oportunidades de prática de esportes náuticos e de areia, camping e pesca esportiva.

SOURE

A ilha do Marajó é conhecida pelas fazendas de búfalos e a possibilidade de entrar em contato direto com a natureza, mas é muito mais que isso. O local abriga lindas praias que combinam o cenário selvagem com o aspecto paradisíaco. Uma delas é a praia da Barra Velha, ideal para quem busca tranquilidade, já que não é muito frequentada. Fica a 3 km de distância do centro urbano de Soure e possui vegetação de manguezais de grande porte. Suas águas são salobras (uma espécie de mistura de água doce com água do mar).
Outra é a praia do Pesqueiro, bem mais estruturada, com opções de bar e restaurante por sua extensão. A água é salgada e a paisagem é composta por dunas e pequenas palmeiras. Aqui, é possível observar búfalos e cavalos transitando. Uma dica é aproveitar a praia para desfrutar dos peixes regionais e do caranguejo, e da água de coco para refrescar.

Viu só como dá para curtir muito sem sair do estado? Então, corra para fazer seus planos e aproveitar o mês de julho ao máximo! E lembre-se: seja qual for a sua rota do verão, dê uma parada na DomNato para descansar a mente e abastecer o corpo. Estamos na BR-316, km 6,5, de segunda a sábado de 07h às 22h, e domingo de 07h às 12h, com opções de pães, refeições, lanches, pizzas, bebidas e muito mais!

DOMNATO_BLOG_CTA_Destinos

Deixe uma resposta