Por que comer nos deixa felizes?

DOMNATO_Post-Blog_Porque-Comer-nos-deixa-felizes

Círio, Páscoa, Natal, aniversário, festa junina, casamento, chá de bebê. O que todas essas datas têm em comum que provocam logo um sorriso discreto? Não é só o fato de reunir todo mundo que você mais gosta, mas também a porção de comida gostosa que as acompanham. Bolo, mingau, pato no tucupi, pizza, chocolate, salgadinho, docinho, hmmm, é opção que não falta mais. Cada um tem suas preferências, mas uma coisa é certa: com comida boa não tem convidado que não saia contente da festa. Mas por que comer nos deixa felizes?

  1. Felicidade ao redor do mundo

Uma pesquisa do sociólogo francês Claude Fischler e do psicólogo  israelense-americano Daniel Kahneman observou a felicidade em países diferentes e descobriu algumas semelhanças sobre o que as pessoas gostam de fazer e uma deles foi comer. Porém, existem algumas diferenças. Os franceses, por exemplo, gostam de dedicar bastante tempo nas refeições, desde o preparo até o ato de comer em conjunto. Para eles, comer é um momento especial que não devia ser compartilhado com outra atividade. Hora de comer é hora de comer! Por outro lado, os americanos mostraram que gostam de comer fazendo outras coisas ao mesmo tempo, como falar ao telefone ou ver TV.

Porém, para cada momento tem um tipo de prato que combina mais, certo? Na hora de uma refeição calma, uma pasta é uma excelente opção para sentir com cuidado cada pedacinho de sabor. Já para quem não fica parado, salgadinhos e mini pizzas, por exemplo, trazem maior praticidade. Mas em qualquer caso, só importa uma questão: com a barriga cheia só sobra a satisfação de uma boa alimentação!

  1. Hormônio da felicidade

Existem alguns hormônios que liberam sensações felizes, como a endorfina e a serotonina.  Essas substâncias já estão no nosso cérebro e são fundamentais para as funções do sistema nervoso. São neurotransmissores e agem para regular o sono, controlar a temperatura do corpo, o apetite, humor, ansiedade, alívio e dores, estresse e até o medo. Em outras palavras, são eles que deixam você com comportamento estável ou instável, triste ou feliz. Esses elementos precisam de um empurrãozinho para fazer mais efeito. É aí que entram os alimentos. Os mais indicados para elevar o moral são aqueles que contém carboidratos, como as massas, pães, doces e chocolate. Então, se você estiver para baixo, vai uma pizza, uma torta ou um sanduíche aí?!

  1. Pratos que trazem felicidade instantânea

Cada tipo de comida tem seu grupo de fãs que, não importa o momento, ficará feliz só de ter o prato. Como um fã de bolo, que ama bolo a qualquer instante. Existem também aqueles pratos que são receita certa para a tranquilidade para todos. Os frutos do mar, por exemplo, possuem minerais que proporcionam maior atenção e diminuem a depressão, já a pimenta traz euforia, por causa de sua ardência, e a laranja relaxa os músculos. O chocolate, além de ser delicioso, tem teobromina e magnésio, agentes responsáveis pelo estímulo e bom humor. Já o mel acalma, o salmão deixa a pessoa contente e a banana traz esperteza. É alegria em dobro: na hora de saborear e no momento de sentir os efeitos dessa comilança maravilhosa!

  1. Um pedacinho de lembrança

Aquele tempero com a cara da mamãe, aquele cheiro de comida de vovó, aquele feijão com um toque do papai e aquele doce com sabor de infância. Tem certas comidas que deixam a gente só emoção, não é? É engraçado, mas o gosto dos alimentos nos remetem a lembranças. Isso porque os nossos sentidos estão intimamente ligados às nossas memórias e, quando registramos algo na cachola, não é apenas sua imagem (a visão), mas também seu cheiro (olfato), som (audição), textura (o tato) e gostinho (o paladar). Então, quando você come algo que comia muito em determinada época ou que marcou um momento importante, seu sentido e seu cérebro o relacionam à sensação de conforto e felicidade que você sentiu no passado.

  1. Felicidade gera produtividade

Aquela história de que trabalho é trabalho e ponto, ficou para trás. Hoje em dia as empresas já perceberam que um funcionário produtivo é um funcionário feliz. E não é só no bolso que a sensação boa pesa, é também nos momentos de descanso, no ambiente de companheirismo e, claro, na própria alimentação. Em um comitê de gestão de pessoas da Amcham Brasil, Susan Andrews, coordenadora do Instituto Visão Futuro, confirmou que um funcionário bem satisfeito é o principal fator de produtividade. “Ele tem atitudes positivas, que estimulam a produção de dopamina (hormônio que causa a sensação de bem-estar) e estimula os centros de aprendizado do cérebro”, explicou. Por isso, se você quer as engrenagens da firma funcionando direito, deixe o seu empregado com a barriga cheia de comida de qualidade.

DOMNATO_Blog_CTA_Porque-Comer-nos-Deixa-Felizes

Deixe uma resposta