A origem do Hambúrguer

hamburguer_domnato

Sim, eu sei que você adora esta magnífica junk food gordurosa que é tão incrível e deliciosa… Mas você imagina quem foi o gênio que criou o hambúrguer?

Como toda a grande invenção, a origem deste prato culinário tem diversas versões, dentre elas que o hambúrguer havia sido criado em Hamburgo e levado aos Estados Unidos pelos imigrantes alemães. Para a surpresa de todos, os americanos se apaixonaram pelo sanduíche de carne ainda no porto.

Porém, um conhecido historiador chamado Josh Ozersky não se contentou com esta versão e, a partir de seus estudos, criou a teoria de que o prato surgiu como carne no espeto e foi assim que chegou a América, tendo depois perdido o espeto e se tornou algo semelhante a almondega, porém ficava entre duas fatias de pão. Mas e a dúvida: Quem foi o grande chef que colocou a “almondega” no pão?

A primeira teoria conta que o lanche foi criado por um adolescente de Winsconsin em 1885. Seu nome seria Charlie Nagreen e ele teria criado o prato para vender na feira da cidade, o hambúrguer teria feito tanto sucesso que chegou a ser atração na feira.

Outra teoria conta que em Hamburgo, Nova York, acontecia todos os anos uma conhecida feira gastronômica. Em 1885 estava acontecendo uma crise de escassez de carne suína no estado e, diante desta situação, dois irmãos chamados Frank e Charles Menches substituíram a carne de porco por carne de vaca no prato típico da feira e fizeram sucesso, a população local se apaixonou pela criação.

Ainda existem mais duas interessantes origens sobre este marco da gastronomia, uma delas conta que o criador foi um texano chamado Fletcher Davis, que em 1904 teria criado o lanche e o levado no Saint Louis Worlds Fair. Esta versão se confirma através de um texto jornalístico publicado na época no ‘The Tribune’.

E a última versão (finalmente!) é a preferida do historiador Ozersky. Ela fala que o lanche foi criado em um restaurante chamado Louis’ Lunch em New Haven no ano de 1895. Uma almondega foi colada entre dois pães tostados, dando origem ao hambúrguer. Um fato interessante é que este estabelecimento existe até hoje e vende o mesmo prato.

Deixe uma resposta