7 dicas para deixar o trabalho mais produtivo

BLOG_DOMNATO_Post-7-Dicas-para-o-Trabalho

Sua avó já deve ter dito que “saco vazio não fica em pé”. Pois é, ela está certa. Se ficar com fome já faz você ficar cansado só de levantar da cama, imagine o que pode fazer com a qualidade do emprego. Trabalhar satisfeito com a alimentação pode, sim, trazer mais produtividade. A Dom Nato selecionou 7 dicas para ajudar você a aplicar em sua empresa ou fazer suas funções mais efetivamente.

1. Faça um café de rei

Café de rei, almoço de príncipe e jantar de plebeu. O ditado explica rapidamente como organizar as medidas das suas refeições e o café da manhã, como você já sabe, é a refeição mais importante do dia. É logo cedo que você vai precisar de mais força para começar os trabalhos com todo o pique! Então, encha o prato com variados tipos de alimentos, como proteínas, carboidratos e lipídios. O tradicional café é uma boa medida para acelerar o sistema nervoso central e melhorar o estado de alerta. Sucos também são uma pedida esperta, porque ajudam a hidratar seu corpo desde o início da jornada.

2. Mantenha uma rotina

Comer regularmente em pequenos espaços de tempo ajuda a manter o estômago funcionando com a carga ideal, sem ficar muito cheio nem com fome. É importante, então, estabelecer horários e intervalos a cada três horas, para estabelecer uma rotina à qual seu corpo se adapte. Monte sua própria programação de acordo com seus horários. Por exemplo: a partir das 6h, antes de ir para firma, comer um quente café da manhã, depois vem o lanche da manhã, às 9h. Ao meio dia, um bom almoço, seguido de um lanche leve às 15h e um caldo gostoso às 18h. Encerra o dia com um jantar apetitoso e dorme tranquilamente para no outro dia fazer tudo de novo.

3. Adeque a comida de acordo com o clima

Na nossa região, numa hora está um sol escaldante e na outra um forte vento de chuva toma conta do clima. Por isso, é importante prestar atenção à temperatura antes de escolher o que comer. No calor, prefira iogurtes, sanduíches e tortas frias, refeições leves e saladas. No frio, é hora de optar por um caldo, uma sopa ou um café. Ter uma alimentação adaptada ao clima ajuda o corpo a também se regularizar internamente e, dessa forma, trabalhar com maior eficiência.

4. Sinta-se em casa

O conforto é fundamental para o seu dia de trabalho, seja dentro do escritório ou no refeitório. Mas, infelizmente, hoje em dia muitas pessoas mesclam o horário de comer e de trabalhar. Isso deve ser evitado. Na hora de fazer uma refeição, não coma enquanto faz outra coisa. Pare e procure um local com assentos confortáveis, boa refrigeração e sem estresse, como se estivesse comendo na própria casa.

5. Tenha prazer e escolha opções diferentes

Sair do mesmo estimula a criativa e dá maior entusiasmo ao seu dia-a-dia e a própria escolha de comida que você faz pode impactar seu modo de agir no trabalho, sabia? Se você é fã de pães, experimente sair do careca toda manhã e dê uma chance ao árabe, ao sírio e ao pão de chá. Aos fãs de bolo, o que não falta é tipo de sabor, mesmo dentro de variações do chocolate. Além disso, cada comida desperta os sentidos de modo diferentes, com vários aromas, sabores, aparências, consistências e formas. Essas sensações são fortes estimulantes do prazer e não tem funcionário mais produtivo que aquele que trabalha com prazer.

6. Opte por alimentos energéticos

Nem só bebida energética pode dar um gás a mais para cumprir as demandas do turno. O próprio pão é fonte de força. Por pertencer ao grupo dos cereais, fornece sódio, potássio, vitaminas do complexo B (B1, B2, B5), fibras e hidratos de carbono (amido) de absorção lenta. Para quem quer uma opção mais leve, a tapioca é a escolhida, por não conter glúten e possuir baixo teor de gordura. Para o almoço, as carnes vermelhas e o ovo são fonte de energia, por conta das proteínas.

7. Mantenha a calma

Não, a comida não vai sair do lugar. Reserve o intervalo de alimentação no trabalho apenas para comer e deixe outras atividades para seus momentos adequados. Mastigue tudo com calma e não se irrite. Uma dica para reduzir as complicações é deixar a refeição já encomendada, para evitar filas e perda de tempo escolhendo o prato. A serenidade é fundamental para manter a produtividade.

Deixe uma resposta